(6x03) TRIANGLE
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Date: Wed, 24 Mar 1999 23:26:07 -0300

Hum. Boa premissa, perfeicao tecnica, CC fazendo homenagens de cinefilo... Cenas antologicas, boas interpretacoes, junte Arquivo X com Segunda Guerra Mundial. Legal.. So faltou uma coisinha: plot consistente.

- O episodio EH um sonho de Fox Mulder, que levou a uma incursao a uma especie de universo paralelo. Tava todo mundo la: uma Dana Scully look-alike (alias, para ninguem dizer que eu persigo a GA, devo dizer que ela realmente soube fazer duas interpretacoes bem distintas MUITO BEM. E digo mais: se a Dana Scully "real" tivesse sempre a ironia e a esperteza dinamica da look-alike, eu nao seria tao anti-Scully assim...), CSM e Spender como nazistas (tao previsivel quanto a festa do Oscar) , Skinner o aliado etc... Bonitinho, mas isso tudo era tao profundo como uma poca d'agua. Foi uma brincadeira de CC. Ele se concentrou totalmente no lance de fazer um epis so de planos-sequencia, que esqueceu do mais importante: uma boa estoria.

- A cena da Dana Scully no escritorio do FBI foi uma excelente oportunidade de conhecermos os cenarios do estudio da Fox em Los Angeles, de conhecer o jeito de andar da Gillian Anderson (meio desajeitado, por sinal), e do bom trabalho da camera, e talvez de vermos um outro lado de Dana Scully , mais nervoso e tenso. O beijo entre ela e Skinner, foi muito legal, pois inegavelmente estes dois personagens tem muito em comum, e poderia ser uma especie de alivio sexual para descarregar as tensoes dela. Claro que nao foi.

- Momento scullyironico: era um sonho de Mulder, claro, mas nao eh engracado ver que ele preferiu ir para o Triangulo das Bermudas SOZINHO ? Sera que ele queria literalmente "sumir da vista" de sua prestimosa colega ?

-GA realmente fez na sequencia do FBI tudo o que gostaria de fazer como Dana Scully nestes anos de serie: gritar, ficar tensa, ter tiques, passar a mao no cabelo... E fez um bom trabalho, repito.

-Dialogos em alemao em excesso, talvez para esconder que o verdadeiro proposito do episodio era fazer cortes espertos e planos-sequencia, sem dialogos interessantes. Isso chegou a me irritar. Deve ter irritado todo mundo que nao seja fluente em alemao.

-DD ironico, aparentemente se divertindo com a proposta do episodio. Sem mencionar sua absoluta gostosura em roupas militares...

-O beijo. Era um sonho, nao eh mesmo ? E neste sonho Mulder beija, na melhor das hipoteses, uma mulher que eh o que ele GOSTARIA que sua dileta parceira fosse... Simbolico que ele tenha dito "No caso de nao nos vermos de novo..." Essa Mata Hari era tudo o que ele queria que Scully fosse, e nao eh. Ele nunca mais a vera de novo. Gostei da cena, apesar de ter sido pouco sexy (com excecao do FM, eh logico... ). E foi pouco sexy por um unico motivo : a GA nao tem o "physique-du-role" pra fazer a espia perigosa (embora mais uma vez ressaltando sua excelente interpretacao), e talvez por isso mesmo o beijo nao foi "de lingua" e a cena tava muuuito escura.

-Peguei um erro imperdoavel das figurinistas: a roupa da GA anos 30 estava totalmente equivocada. Com aquele cabelo a la garconne e o vestidinho justo com micanguinhas ela estava nos anos VINTE ! Totalmente demode pra epoca. Unico escorregao na reconstituicao de epoca.

-Ah, o truque esperto das duas GA's sendo "transpassadas" na sequencia de duas camaras paralelas. Bem sacado, eles trabalharam super bem na edicao. Alias, TENHO CERTEZA que a participacao da GA anos 90 nesta estoria soh se justifica para CC & Cia. fazerem esta trucagem e abocanharem alguns premios tecnicos por ai. E tem mais: so confirma minha teoria de nada disso ter acontecido na realidade, tudo ter sido um sonho de Mulder (que alias, estava meio fora do centro da trama, nao acham ? DD foi uma especie de escada pra GA aqui... Hum.). Detalhe: esse truque das camaras paralelas foi muito usado no fim dos anos 60/comeco dos 70, em filmes como "Woodstock" e "O Homem que Odiava as Mulheres".

E como nao poderia faltar, uma analise da cenas finais, que devem ter sido o paraiso de todos os shippers: -Mulder da o beijo na Scully que-ele-queria-que-ela-fosse. O tapa (simbolo de que isso nunca acontecera na realidade) e a rejeicao . Mulder faz uma piada divertida sobre a  nao-previsibilidade da sosia da parceira e se joga no mar, e voltamos para a sequencia inicial. Fim do sonho. Corta para Mulder acordando em uma cama de hospital, ainda no meio do sonho, cercado de seus amigos. Claro que ele fala sobre o que aconteceu, ninguem acredita. Claro que ha referencias ao Magico de Oz, Skinner falando "te cuida, senao da proxima vez papai vai te dar uns tapas" e a mamae Scully dando suas explicacoes logicas sobre o ilogico. Tudo normal. Scully fica a sos com ele, e ele lhe diz: "Scully, eu te amo". Ou: "amei do jeito que vc estava em meu sonho" ou ainda: "vc nao sabe o que vc esta perdendo". Previsivelmente, ela nao demonstra emocao alguma e diz, com aquela cara logica: "Oh, meu Deus", como quem diz: "la vem ele com suas loucuras" e VAI EMBORA. A camara se aproxima de Mulder, com uma expressao de alegria e descoberta de algo novo. Ele descobre uma faceta de Scully que nao existe na vida real.
"Bem que ela poderia mudar,nao eh mesmo ? E foi taaao divertido ver a patota toda na Segunda Guerra Mundial...Que legal." Cena bonitinha e dispensavel, afinal nao tem como fazer um final em plano-sequencia e claro, eh preciso fazer a faccao shipper ficar alegre, fazer FM falar "eu te amo" etc. Pena que DS nao de a minima pra isso, nao eh mesmo ? Tsc tsc...Talvez o negocio
dela seja mesmo o Skinner. Afinal, ELA o beijou....E para uma mulher tao fria, jah eh alguma coisa.

Nota: 10 pelo primor tecnico, 4 pela estorinha bobinha - media 7.

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Maristela Alves
Sao Paulo - Brazil
mailto:maristel@uol.com.br


"Life is very short and there's no time
for fussing and fighting my friend..."
(John Lennon - Paul McCartney)

"Sure... Fine... Whatever..."
(Fox Mulder - Dana Scully)
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